A Movimento 180º, Consultores, Lda. – designada como MOV180, marca registada da empresa
(http://www.mov180.com) - é uma microempresa portuguesa, cujo core business é centrado
na área da Estratégia e Gestão, fundada em 2015, por um motivo simples: o seu fundador,
Carlos Fernandes, engenheiro, decidiu seguir um caminho independente.
Após 30 anos ocupando cargos de alta direção em Empresas Públicas/Privadas e
Administração Pública Local em Portugal, liderando um amplo leque de projetos
estratégicos de alto perfil e criando com sucesso novos métodos de intervenção no
domínio público, desejava novos desafios, para combinar a sua experiência como docente
universitário, o trabalho desenvolvido como consultor internacional e o papel
desempenhado enquanto gestor público.
Assim, a MOV180 cria e desenvolve produtos para os seus clientes, utilizando o know-how
de um grupo de consultores seniores internacionais, investigadores académicos e jovens
gestores e engenheiros. Usando ferramentas estratégicas modernas que, combinadas com as
tecnologias adequadas e os especialistas em cada área de intervenção, permitem
desenvolver produtos que dão uma vantagem competitiva aos seus clientes.
Durante todos estes anos, pudemos comprovar que a estrutura de RH fluída que foi criada
permitiu à empresa tornar-se especialista em análise de megatendências e nas mais
recentes tecnologias, e que esses ativos são realmente capazes de dar forma aos projetos
públicos e privados mais inovadores e disruptivos. Desde então, temos trabalhado com
empresas líderes para desenvolver os produtos de amanhã.
Neste período, a empresa estruturou todo um processo criativo que lhe permite estar nas
várias fases de desenvolvimento, desde a ideia até ao produto, sustentando sempre as
soluções que apresenta em estratégias e/ou análises de tendências, permitindo ao cliente
decidir sobre o nível de maturidade pretendido:
· Ideia e Conceito;
· Prova de Conceito / Estudo de Viabilidade;
· Desenho / Projeto Preliminar;
· Draft da solução;
· Entrega da solução e suporte.
As tecnologias estão em constante mudança, assim como as áreas de especialização da
empresa, de forma a permitir aos seus clientes terem acesso à melhor consultoria e/ou
gestão estratégica, aliadas às mais novas tecnologias e soluções.
Soluções essas baseadas na capacidade de gestão e na grande experiência individual de
cada consultor, e nas tecnologias com as quais a empresa trabalha, de modo a criar e
desenvolver produtos nas seguintes áreas:
· Design Thinking & Management: Sistemas que utilizam a sensibilidade do designer e
métodos adequados às necessidades das pessoas;
· Marketing & Brand Strategy: Criação de marcas e estratégias de marketing adequadas aos
clientes;
· Strategic & Project Plans: Estratégias eficazes capazes de ajudar a expandir negócios
e a chegar a mais clientes,
· Planning & Urbanism: Criar conceitos personalizados e abordagens inovadoras,
encontrando as soluções certas.
Com o Pool Internacional de Talentos disponíveis nas áreas de estratégia, gestão digital
e criativa, ciência da computação, engenharia civil, urbanismo e planeamento, a empresa
tem conseguido assegurar sempre os especialistas adequados para cada projeto,
conseguindo assim combinar a experiência com as novas tecnologias, elementos-chave para
o seu sucesso, já que:
i. as empresas mais bem-sucedidas do mundo baseiam a sua gestão em estratégias
competitivas claras e utilizam as tecnologias mais inovadoras para estar sempre um passo
à frente;
ii. a existência de uma estrutura fluida é a base para as empresas de amanhã, permitindo
capacitá-las para estarem próximas das mais recentes tendências e tecnologias, num mundo
em constante mudança, e assim poderem usar essas tecnologias e conhecimentos para
desenvolver os produtos mais inovadores;
iii. a empresa criou uma equipa de RH permanente, e altamente qualificados, agrupados em
centros de especialização em torno da estratégia assente em tecnologias-chave
desenvolvidas pelo grupo empresarial entretanto formado, para garantir a transferência
de conhecimento a longo prazo.